top of page

Instrumentos de teclas

pires_maria_joao_foto_felix_broede
Martha-Argerich,large.1395328417
Yuja-Wang-China-Taipei-Hong-Kong-Tour-March-2014
huge_avatar
cf10cfec5960195215e050b775fe4b4b

Instrumentos de teclas

Âncora 1

Clavicórdio

Era utilizado como um instrumento para praticar e como um auxiliar de composição, já que não produzia um som com volume suficiente para atuações.

Cravo

Instrumento de tecla com cordas dedilhadas.

A sua forma exterior aproxima-o do piano de cauda, enquanto que o som que produz nos remete para o som da viola dedilhada. A tecla do cravo, ao ser pressionada, vai elevar uma peça — o saltarelo — que comporta uma espécie de pequena unha em plástico — o plectro — que belisca a corda colocando-a em vibração. Quando a tecla do cravo deixa de ser pressionada e volta ao seu lugar, o saltarelo baixa e um pequeno feltro assenta sobre a corda fazendo cessar a vibração.

 

Espineta

Um piano espineta é uma versão mais pequena de um piano. 

Em 1930, um fabricante de pianos introduziu o piano espineta como uma forma de se produzir pianos mais acessíveis para a população. O piano espineta era um piano muito menor e mais leve que tinha um preço muito mais baixo do que um piano tradicional.

O interior de uma espineta é muito apertado devido ao mecanismo utilizado para operar o mesmo. Por causa do tamanho mais curto a espineta também tem cordas mais curtas , o que resulta em um declínio na qualidade do som , especialmente para chaves mais profundas.

Órgão eletrónico

O órgão electrónico é um instrumento musical destinado a substituir o órgão, mas cujo som é produzido integralmente através de meios eletrónicos.

Pianola

A Pianola, também chamada piano mecânico, é um piano que executa músicas automaticamente, por meio de mecanismos pneumáticos ou eletromecânicos que operam o piano através de rolos de pianola, que são feitos de papel perfurado, ou, mais raramente, de metal.

Versões mais modernas do instrumento podem incluir implementos usando música gravada em formato MIDI, que é armazenada em discos rígidos ou flexíveis, ou ainda em CDs.

Virginal

Instrumento musical de cordas, da família do cravo. É constituído  por um conjunto de cordas dispostas numa caixa de ressonância de modo que cada corda produz uma única nota. 

Harmónico

instrumento musical de teclas, cujo funcionamento é muito similar ao de um órgão, mas sem os tubos que caracterizam este último. Apesar de feito para uso doméstico, tornou-se um instrumento musical de uso típico em igrejas, por seu tamanho e preço. O som do harmónio é parecido com o do acordeão.

Orgão

Classifica-se como sendo um instrumento de sopro, um aerofone, pois o instrumento que está na sua origem é, no fundo, a flauta. Uma característica fundamental  do Órgão é o facto de poder suster perfeita e indefinidamente o som. Como o encaminhamento do ar para os tubos é comandado por teclados, o Órgão é simultaneamente classificado como instrumento de tecla.

Teclado

Praticamente todos os pianos modernos têm 88 teclas. Muitos pianos mais antigos têm 84 teclas.

Pedais

Os pianos têm geralmente dois ou três pedais.

O pedal da direita é o que permite que as cordas vibrem livremente, dando uma sensação de prolongamento do som.

O pedal esquerdo é o chamado una corda. Despoleta nos pianos de cauda um mecanismo que desvia muito ligeiramente a posição dos martelos. Isto faz com que uma nota que habitualmente é executada quando o martelo atinge em simultâneo três cordas soe mais suavemente pois o martelo atinge somente duas. 

O pedal central, chamado de sostenuto possibilita fazer vibrar livremente apenas a(s) nota(s) cujas teclas estão acionadas no momento dos pedais serem accionados.

O pedal sostenuto foi o último a ser incrementado ao piano. Atualmente, quase todos os pianos de cauda possuem esse tipo de pedal, enquanto entre pianos verticais ainda há muitos que não o apresentam. 

Em muitos pianos verticais, nos quais o pedal central de sostenuto foi abolido, há no lugar do pedal central um mecanismo de surdina, que serve apenas para abafar o som do instrumento.

Acordeão e Concertina

É maior do que a concertina e é bastante utilizado em várias regiões do país, sobretudo na parte norte.

A concertina, além de ser mais pequena tem a caixa hexagonal. Estes dois são instrumentos não tiveram origem em Portugal mas foram introduzidos no país e tiveram grande difusão.

Celesta

Trata-se de um instrumento musical com lâminas de metal com um teclado e um mecanismo de martelos semelhante ao do piano. Tem uma caixa de ressonância de madeira e pedais para prolongar ou abafar o som.

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Âncora 2
bottom of page