Termos organísticos
- Inês Bruna Costa Gomes
- 11 de mar. de 2017
- 4 min de leitura

Acoplamento- Dispositivo mecânico que faz a ligação entre dois teclados, manuais ou pedaleira.
Chamada- Tubos de palheta da fachada que se encontram na horizontal.
Consola- Parte do órgão que fica junto do organista, onde se ligam e desligam os registos, em geral do lado esquerdo e do lado direito - sobretudo no caso dos órgãos históricos. Nos órgãos modernos, a consola pode estar separada do resto do órgão. Além da pedaleira, há em muitos orgãos pedais de expressão (e pisantes para ligar e desligar certos registos).
Corrediça- Régua de madeira com orifícios que se encontra no someiro e que, deslocada pelo molinete, permite a entrada de ar na entrada do pé dos tubos quando o organista ataca uma ou mais notas do teclado. Quando os buracos da régua coincidem com os do someiro, o ar está pronto a passar pelo pé dos tubos.
Fachada- Parte da caixa do órgão que fica mais exposta.
Hautbois- Oboé, em português, registo de palheta que possui uma sonoridade brilhante.
Higómetro- Aparelho que mede a humidade atmosférica no espaço envolvente ao orgão.
Jogos de fundo- Conjunto de tubos que incluem Principal ou montre, flûte, prestant, doublette, flûte harmonique, gambe, salicional, voix céleste (tubos abertos) bourdon, flûte bouchée (tapados).
Jogos de mutação- Jogos que incluem o nasard ou quinte, tierce, larigot (simples), o plein-jeu, fourniture, cymbale, cornet (compostos).
Jogos palhetados- Os jogos palhetados incluem o hautbois, basson, musette, clarinette, voix humaine, trompette, bombarde, clairon, cromorne, cor anglais.
Manual- Teclado concebido para ser tocado pelas mãos do executante, enquanto a pedaleira é um teclado especial tocado com os pés do organista. Nos orgãos de tubos, cada teclado manual tem um nome (grande orgão, positivo, recitativo, ecos, bombarda) e pode ter 54 a 61 notas.
Manúbrio - Dispositivo mecânico também chamado puxador que permite ligar e desligar determinado registo, puxando ou empurrando. Aparecem do lado esquerdo e lado direito da consola, ou só do lado esquerdo.
Mecânica- Conjunto de dispositivos que permitem a entrada de ar nos tubos, desde os teclados e pedaleira passando pelos puxadores de registos, varetas, molinetes e válvulas.
Molinete- Peça em ferro que, rodando, desloca uma régua de madeira com buraquinhos, chamada "corrediça", no someiro.
Montra- Conjunto dos tubos da fachada de um órgão.
Organeiro- Profissional que se dedica à construção e/ou restauro dos orgãos de tubos.
Orgão- O órgão é um aerofone de teclas no qual o som é produzido pela passagem de ar comprimido pelos tubos. "Orgão de tubos" é um pleonasmo utilizado para distingui-lo claramente do órgão eletrónico. O orgão é um instrumento complexo, e essa complexidade deve-se aos números de registos, teclas, teclados, e tubos variáveis.
Pé- Unidade do comprimento que equivale a 33cm. Nos tubos flautados abertos, um jogo de 8 pés é aquele cujo tubo maior tem 8 pés.
Pisantes- Dispositivo mecânico accionado pelos pés que serve para ligar ou desligar os cheios e palhetas.
Puxadores dos registos- Dispositivo mecânico também chamado manúbrios que permite ligar e desligar determinado registo, na medida em que se puxa ou empurra. Os puxadores parecem do lado esquerdo e lado direito da consola, ou só do lado direito.
Quando o organista puxa um dos manúbrios, dentro no someiro há uma peça em ferro chamada molinete roda e desloca uma a corrediça. Quando os buracos da corrediça coincidem com os do someiro, o ar está apto a passar.
Registos compostos- Registos que quando accionados, permitem que a cada tecla correspondam vários tubos. Vintedozena composta, Corneta de 4 filas, Oitava Real composta, por exemplo, são registos compostos.
Registos especiais- Registos de carácter ornamental como os passarinhos, ou tambor que consiste em dois tubos abertos de 8' afinados em Lá e Si.
Registos simples- Registos nos quais a cada tecla corresponde apenas um tubo. Fagote, Quinzena, Flautado de 6 tapado e Flautado de 12 tapado, Clarim, Flauta de 6, Flauta de 12, Flauta de 12 aberto são registos simples.
Someiro- Caixa retangular, toda em madeira de mogno e pinho fino, fechada, escondida dentro das paredes do órgão que faz a distribuição do ar pelos tubos. No someiro, que tem uma série de válvulas ligadas às teclas através de varetas, estão assentes os pés de tubos. Quando se carrega numa tecla, abre-se uma válvula, o que permite a passagem do ar da caixa de vento para o tubo. É essa corrente de ar que provoca determinado som. O comprimento do someiro é proporcional ao número de teclas e ao tamanho dos tubos. Se o órgão de tubos é pequeno, o someiro é pequeno; se for grande, o someiro terá de ser grande também.
Tubaria- Conjunto de tubos de um órgão, também chamado canaria.
Tubos- No órgão há basicamente dois tipos de tubos: flautados e palhetados - que dão origem a jogos de boca e jogos de palheta, respetivamente. Além das diferenças de materiais (madeira, estanho, zinco, alumínio), os tubos apresentam timbres diferentes pelo facto de serem abertos ou tapados, ou deterem forma cilíndrica ou cónica, e secção circular ou retangular, estreita ou larga.
Varetas- Varas finas de madeira que nos orgãos de tração mecânica ligam as teclas às válvulas e permitem a entrada de ar no pé do tubo quando o organista toca, estando puxado um ou mais manúbrios.
Comments